quarta-feira, 11 de março de 2015

HOMEOPATIA

Homeopatia: Baseia-se na ideia de que “os semelhantes curam-se pelos semelhantes”, isto é, a terapia deve ser feita com substâncias (diluídas em quantidades, ás vezes, infinitesimais) que podem produzir quadros clínicos semelhantes aos da doença a ser tratada. O diagnóstico e tratamento homeopáticos tratam o corpo inteiro como um organismo unificado.
A homeopatia baseia-se na semelhança entre os sintomas que os pacientes manifestam e os sintomas produzidos pelos remédios homeopáticos durante a experimentação em pessoas saudáveis pelo que embora um determinado sintoma possa parecer estranho, mas pode específico a determinados remédio e marca toda a diferença na opção de tratamento.
A consulta homeopática difere em vários aspectos da consulta tradicional, pois ao médico homeopata interessa além dos sintomas comuns a todas as doenças, também os sintomas peculiares de cada doente, ou seja, o que o individualiza. Por isso se diz que a homeopatia trata o doente e não suas doenças.
A avaliação é sempre global. O naturopata homeopata fará este estudo em uma ou mais consultas e tornará a fazê-lo a cada retorno deste paciente. Para acompanhar a evolução do paciente, interessam ao naturopata homeopata os sintomas novos, o reaparecimento de sintomas antigos e a modificação dos sintomas atuais. Só através destes dados que o homeopata poderá determinar se deverá manter ou se será necessário alterar o medicamento ou sua potência.

Sem comentários:

Enviar um comentário