quarta-feira, 25 de março de 2015

Osteopatia


É um sistema de cuidados com a saúde que reconhece que a autocura e a habilidade de auto-regular o corpo dependem de determinado número de fatores, incluindo condições favoráveis do meio ambiente (internas e externas), nutrição adequada e integridade estrutural normal. Ela se utiliza de métodos de diagnósticos comumente aceitos, bem como alguns métodos específicos desenvolvidos para facilitar uma avaliação estrutural precisa.

Dá ênfase especial à importância mecânica do corpo e utiliza técnicas para detectar e corrigir estruturas e funções imperfeitas (LEON CHAITON).

O fisioterapeuta manual, independente da técnica que usa dentre as muitas, deve ter como objetivo básico quando examina um paciente, descobrir e corrigir aquilo que está estruturalmente incorreto e sempre que possível, recuperar a função normal. Para que isso ocorra é necessário conhecer muito a estrutura corporal (os tecidos, órgãos e articulações), as suas relações e como todo esse sistema funciona. A partir desse conhecimento é que podemos apontar as falhas, quando essas existirem.

“A osteopatia não é apenas uma abordagem mecanicista da doença, mas um sistema autêntico e efetivo que tenta eliminar as causas de uma saúde prejudicada e busca fortalecer o poder curativo básico que existe dentro do próprio corpo” (ANDREW TAYLOR STILL).

Não é possível separar a prática osteopática das teorias que lhe dão origem e a fundamentam.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO


Sem comentários:

Enviar um comentário